quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Luanda - Anos 60 II

Acho que este foi o 1º contingente militar que desembarcou em Luanda, em finais de Março de 1961...tinha 6/7 aninhos, mas lembra-me que a população civil, na euforia de se sentirem protegidos, avançou pela Marginal com uma alegria enorme... não deixando os nossos soldados mostrarem como...marchavam bem e certinhos!
Hoje, quando mostro esta foto, dizem que a população devia ter sido repelida, pois quando os militares desfilam é crime interromper o desfile...Será?...Será crime manifestar o desespero que se sentia em 1961?...não se tinha a intenção de impedir coisa nenhuma... apenas de abraçar a chamada Força de Segurança que nos iria (em princípio) proteger!


Mais uma foto da Marginal (anos 60), onde se vê o Prédio Campeão... era no 5º andar desse prédio que, em 1961, ficou instalada a Divisão do Estudo do Porto de Luanda, local de trabalho do meu pai, como agente técnico que era! E foi daí, dessas varandas, que eu e minha mãe vimos passar o desfile militar!

O "nosso" Palácio do Comércio"... um edifício com uma arquitectura bonita, rodeado de um jardim...
Como o tempo passou... a zona da Fortaleza em princípios de 1961...ainda havia uma "praia" na Marginal...
Posted by Picasa

2 comentários:

Bety disse...

Letinha... lá estou eu cheiiiiiiiiiinha de saudades! E que saudades! E a culpada hoje és tu...lolll
Numa das fotos vê-se a praia da Boavista vista de cima (avião... asa delta?)anos 40/50?...
E duas outras... ver o prédio para onde fui a seguir ao m/casório...sem prédios ainda dos lados... um sossego autêntico!
Desculpa lá... não resisti e guardei-as no meu computador.
Gostei do teu blog de poesia. Continua menina!
Beijinhos
Bety

LuisaTAlmeida disse...

Gostei muito de ver as suas fotografias.
Hoje viajei no tempo e emocionei-me.
Obrigada por me trazer à memória imagens e acontecimentos da minha infância.
Como Luanda era calma e bonita!
Também eu vivi a chegada do primeiro contingente a Luanda (1 de Maio de 61). E lembro-me da euforia que se viveu naquela cidade.
Vou colocar a sua página nos meus favoritos.
Obrigada.